sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
quinta-feira, 1 de maio de 2014
O papel do educador na introdução da informática na escola
Resumo escrito por:Simplesmentekelly
A introdução da informática, ou seja, dos computadores na educação brasileira se deu por volta da década de 70 e à princípio iniciou-se lentamente. Naquela época os equipamentos tecnológicos eram grandes e ainda estavam em fase de expansão no mercado mundial. (SOUZA, 1999) Com o passar dos anos, e com uma velocidade admirável, os computadores evoluíram e chegaram ao campo educacional e hoje está presente em muitas escolas. O campo da informática tem crescido e expandido-se no mundo, como afirma VELOSO (1997) citado por SOUZA (1999, p 20) “Os horizontes da informática são muito amplos...” A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas. Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Segundo BRASIL (1998:51) “A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...” Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada. (BRASIL, 1998) É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Não adianta adquirir equipamentos de alta tecnologia se o espaço não for apropriado e se o professor não estiver preparado para dar proporcionar aos alunos a mediação entre esse mundo informatizado. Segundo MARQUES (1999, p. 172) “Na sociedade da informação, as novas articulações (...) exigem (...) uma sala de aula constituída...” A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto, o objetivo maior que é a aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixará de ter sentido e não serão alcançados êxitos, conforme afirma GONÇALVES (1994): a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. (p. 672) No mundo globalizado em que a escola está inserida, é de extrema importância que se tente substituir as idéias pedagógicas que não deram certo, ou seja, que se permita que as idéias tecnológicas façam parte do Projeto Político Pedagógico da escola. Segundo MELLO (2005:20) é importante que “...a tecnologia da informação possa contribuir para tornar reais utopias pedagógicas tão antigas.” Conclui-se que os avanços tecnológicos têm contribuído de forma qualitativa para o aprendizado auxiliado pelo computador e ainda tem favorecido a preparação dos alunos para serem cidadãos do século XXI. De acordo com RIBEIRO (2004, p. 40) “O uso do computador desde a Educação Infantil aumenta o interesse pela leitura e a escrita e introduz as crianças no mundo da informática.” Porém, para que haja a preparação dos alunos para o futuro, faz-se necessário a priorização da formação dos professores para que saibam garantir a utilização adequada dos computadores.
O papel do educador na introdução da informática na escola Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/1616224-papel-educador-na-introdu%C3%A7%C3%A3o-da/
Comentário sobre Software Livre
Crítica escrita por:FilipePereira
Software Livre - Open Source
O presente documento, serve para mostrar como é possível ficarmos livres do software proprietário.
Na sociedade actual surge algo muito importante - a hipótese de utilização de software livre ou Open Source - para a utilização dos nossos computadores.
Milhões de Euros são gastos anualmente em compra de licenças de software, quando existe muito software não proprietário que resolve a maioria dos nossos problemas. Existem mesmo soluções empresarias e domésticas de software. Atenção, não estou apenas a falar de Linux, estou sim a falar de aplicações de software que podem funcionar em Linux e em sistemas baseados em Windows.
Senão, queira consultar o site www.surceforge.net.
Neste site, existem milhares de projectos de software e muitos deles são livres.
Mas, o que significa o freeware e o opensource?
Sim, por incrivel que pareça são termos completamente diferentes. Estará o leitor a pensar "mas eu sempre imaginei que era a mesma coisa". Na verdade isso não é assim. O freeware pode não ser opensource. O freeware, é um software que pode ser utilizado livremente, sem licenças, ou quando as tem, o utilizador não paga por elas.
O Opensource, por sua vez, pode não ser gratuito. Pode existir uma pessoa ou grupo de pessoas que desenvolve um determinado software, mas que é cobrado um valor de utilização, mas essa pessoa ou grupo de pessoas que o desenvolveram, colocam à disposição o código fonte desse programa. Ou seja, a partir desse momento o utilizador sabendo programação, pode fazer alterações a esse software sem qualquer custo, ou se for o caso, pagar a essa equipa para que possa desenvolver algo especifico nesse software. Para entender a questão, o que é pago no Opensource, é o serviço, não o produto em si. É pago o tempo de desenvolvimento, de implementação e de formação.
Assim, é bastante mais interessante utilizar software Opensource por todas as vantagens inerentes à utilização do mesmo.
Em breve, escreverei mais sobre soluções domésticas e empresariais de opensource.
Até breve,
Joel Serrano
www.js-informatica.com Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/1593847-www-js-informatica-com/
Projeto informática para terceira idade
Resumo escrito por:ianoni
Projeto informática para terceira idade
Há inúmeras opções de cursos, prazos, tempos e modalidades. Há cursos específicos para pessoas com idade avançada, no qual o tempo de cada uma é respeitado, porém muitas pessoas com mais idade preferem buscar conhecimentos em cursos normais, sem delimitação de idade. A escolha fica por conta de cada um, porém é importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração, trabalho e interação com o mundo. A informática é a melhor opção atual para isso. Nela se pode comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, formar-se à distância, localizar lugares entre inúmeras outras possibilidades. Quem não está a par dessa tecnologia, fica distante de um mundo de oportunidades e interação.
A dica é procurar cursos ou aulas particulares com profissionais qualificados para ensinar e dar dicas do manuseio dos computadores. Para usar a informática não há limite de idade, as opções estão abertas para todos, independente da idade que tenham. As capacidades quanto à aprendizagem também são as mesmas. Uma pessoa de mais idade talvez exija um tempo maior para lidar com a máquina que uma criança que desde cedo já tem contato com a informática, mas de igual forma, se dedicar-se conseguirá usufruir das possibilidades que os computadores, programas e internet podem dar.
A diferença na aprendizagem da informática na terceira idade é romper barreiras e pré-conceitos impostos pelos mais velhos de que informática é para os jovens, acabar com o receio do manuseio da máquina e mostrar a amplitude do mundo virtual, já que os mais velhos viviam com a dimensão da realidade próxima, do paupável e do que poderia ser visto. A informática vai muito além disso, amplia mundos e concepções. O objetivo da informática na terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. Daí a importância de conhecer as possibilidades da informática e focar a aprendizagem naquilo que de fato vai ser necessário e importante.
Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações bancárias para não precisarem mover-se aos bancos. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece. A sensibilidade de quem ensina informática na terceira idade é mostrar ao idoso as ofertas e ensinar com calma e paciência o que ele realmente busca nessa tecnologia, aumentando sua auto-estima e mostrando que todos são capazes quando se preparam e buscam conhecimentos que os qualificam para o que querem fazer.
A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, sempre proporciona aprendizado de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas.
Idosos e aprendizagem da informática:
possibilidade de (re) inserção na contemporaneidade?
Autora: Maria Celi Lyrio Crispin
Orientadora: Profª Drª Lúcia Regina Goulart Vilarinho
Data da defesa: 29/10/2004
O significativo aumento da população idosa, ocorrido nas últimas décadas, tem gerado novas
demandas educacionais. Hoje, grupos da “terceira idade” procuram se atualizar, buscando
programas educacionais desenvolvidos por universidades, organizações não governamentais e
outras. Uma das demandas educacionais desses sujeitos refere-se à apropriação da informática,
percebida como instrumento facilitador de trabalho, pesquisa, lazer, relações sociais e inclusão
na contemporaneidade. Tal demanda ressalta a importância da investigação aqui proposta, que
focaliza um curso de informática oferecido pelo Museu da República (Rio de Janeiro), no qual
se integram idosos e alunos jovens. A pesquisa foi norteada pelos seguintes objetivos: (a)
caracterizar o Museu da República como espaço de ensino-aprendizagem da informática; (b)
traçar o perfil dos alunos que fazem os cursos de informática do Museu; (c) estabelecer a visão
dos docentes e alunos jovens em relação aos idosos estudantes de informática; (d) explicitar a
visão de envelhecimento desses sujeitos: idosos, docentes e jovens alunos. Os dados foram
coletados por meio de entrevistas e tratados com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,
1992). O referencial teórico recorreu a quatro tipos de visão do idoso, a saber: médica (VIEIRA,
1996); sociológica (BOSI, 1994, MAGALHÃES,1989; STANO, 2001); psicológica (NOVAES,
1997); e educacional (KACHAR, 2003; VALENTE, 2001). O estudo revelou que: a) o Museu
da República é um espaço privilegiado para oferecer cursos de informática a idosos; b) os
alunos, idosos e jovens, procuraram a informática por motivos similares; o que os diferencia
basicamente é o ritmo de aprendizagem e a persistência; c) os docentes e os alunos jovens não
evidenciaram qualquer restrição aos idosos, mas afirmaram que, para estes, há necessidade de
um ajustamento metodológico no ensino da informática; d) as visões de envelhecimento
expressas pelos docentes e jovens alunos parecem não se circunscrever mais à perspectiva
capitalista que situa o idoso como ser inútil, improdutivo, descartável; e) os idosos vêem a
velhice como uma etapa natural da vida que não deve ser aceita como declínio social. A
pesquisa evidenciou que o domínio da tecnologia, em contexto de relações intergeracionais,
favoreceu a (re)inserção do idoso no mundo social mais amplo.
Projeto , informática para terceira idade Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2231923-projeto-inform%C3%A1tica-para-terceira-idade/
A Sociedade da informática
Resumo escrito por:ianoni
A tragédia das massas famintas em alguns países da África, este não é um problema ecológico, mas político, econômico, social; conseqüências sociais da super população, escassez de alimentos, em virtude de secas que provocam a desertificação. E a ditadura do BIG BROTHER querendo centralizar a soberania mundial, se os americanos quisessem realmente ajudar poderiam, mas, ah!!!! E se o capitalismo continuar dessa forma progressiva, não tem como imaginar como ficara o mundo, pois máquinas robôs substituindo os seres humanos, guerras biológicas, genoma que modificam plantas e recebem o nome de transgênicas. Todo avanço tem benefícios e problemas do ponto de vista social; as soluções pacíficas são mais econômicas e por isso desejável.
Karl Marx em 1859 fez algumas previsões que estão acontecendo, ele previa que haveria grandes mudanças sociais e de estruturas das classes, o outro lado da evolução que quanto mais subimos na esfera de superestrutura da sociedade, maior será a participação dos homens, que serão conscientes de seus objetivos e estarão em condições de escolher entre os paralelos ao desaparecimento do trabalho no sentido tradicional da palavra que o homem será um cidadão “homem universal”.Tudo fica melhor para os Países altamente desenvolvidos e por isso devemos nos esforçar o máximo para alcançar esse progresso. Mas por outro lado esses Países destacam e enaltecem a materialização; e as previsões de Adam não são otimistas quanto ao progresso, pois diz ele que no Japão daqui alguns anos acontecerá à exclusão do trabalho manual e intelectual e qual será o sentido que terá a vida, pois nos preparamos para trabalhar, evoluir e conquistar; então para que vamos nos formar tanto se tão poucos, mas poucos mesmos terão oportunidades. Por outro lado como definir a forma sistemática da sociedade futura que não será nem capitalismo, nem socialismo tais como conhecemos. No livro o autor sugere sistema de economia coletivista, como não tenho informação como é esse tipo de sociedade, pesquisei e não gostei, pois até onde se sabe o único sistema econômico que literalmente exigiu o sacrifício de mais de 100 milhões de pessoas e que gerou e ainda gera pobreza sem precedentes é o sistema coletivista comunista. A tal solidariedade a que se referem os entusiastas é a renúncia ao lucro em nome de cooperativas, um ato de suavizar a economia coletivista, portanto até agora a tal partilha não aconteceu e o que foi partilhado foi e é somente miséria, desgraça e degradação humana, então não deve ser um modelo ideal.
Sobre cultura cada um da sua definição e entre várias fiz minha escolha: “Como conseqüência das tecnologias de comunicação surgidas no século XX, e das situações no formato da mesma época, a cultura de massa desenvolveu-se a ponto de apagar os outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela. Antes de haver cinema, rádio e TV, falava-se em cultura popular , em oposição à cultura intensa das classes nobres; em cultura nacional , componente da identidade de um povo; em cultura , conjunto historicamente definido de valores estéticos e morais; e num número tal de culturas que, juntas e interagindo, formavam identidades diferenciadas das populações”. Esta definição a meu entender exemplica o momento que vivemos em relação a cultura.
A sociedade da informatica promoveu algumas mudanças culturais, desde a época do rádio, levou informação, musica e depois veio a televisão mais mudanças além das palavras temos imagem e com issomais mudanças com a sociedade da informática a mudança está apenas começando. Outro dia assisti uma reportagem dizia, que os moradoes da Ilha de Fernando de Noronha até pouco tempo quando queriam fazer um curso superior tinham que sair da Ilha para poderem estudar com isso afastavam-se da família e amigos para conquistar seus objetivos; atualmente não acontece mais pois colocaram uma faculdade que o professor atua através de video conferencia e a sala encontra-se lotada, pessoas podendo adquirir o conhecimento que necessitam que só acontece pela “sociedade da informática” e com certeza aproveitam bem mais pois estão próximo aos seus entes queridos.
A internacionalização da cultura e o incentivo de seu elemento supranacional a enriquecem e lhe permitem assimilar conteúdos e valores novos. Os valores culturais que se difundirão na vida das sociedades em consequência da revolução da informática, ainda não podemos precisar, pois neste paragrafo vimos o lado positivo, masnão sabemos o que acontecerá nem para o lado positivo quando para o negativo.
O problema da revolução da informatica não seria tão agudo se todas as culturas do mundo tivessem as mesmas oportunidades de afirmação.
Desde 1985 satelites transmitem ligações telefonicas, radiofonicas,televisivas previram que os numeros de canais seria enorme mas quem começou a transmição de tudo isso foram os paises ricos, lógico pois continua a politica do mais forte e com isso conseguirão fazer divulgar suas politicas e culturas e dominando e propagando cada vez mais espaços. Os Estados Unidos acham que está na epóca de seu colonialismo e tentam impor essa politica ao mundo em alguns paises em especifico, com certeza os menos favorecidos no requisito financeiro.
Privar uma pessoa do trabalho significa priva-los do sentido da vida ainda hoje operante.Nos paises petrolíferos do Oriente médio é ainda mais complicada atualmente, tais paises dispoem de meios financeiros para sair do terceiro mundo, mas são impedidos pelo peso de um sistema politico antiquado e de formas de ordenação da sociedade que já não mais se observam em nenhuma outra parte do mundo, como é o caso da escravidão.
A sociedade enriquicerá rapidamente como consequência do aperfeiçoamento da automação da produção. A inteligência do homem pode ser condicionada pela formação escolar, especialmente durante sua juventude e tudo depende muito dos programas e conteúdos de informações que eles comportem.
Quando Adam menciona a mulher não na teoria, mas de fato devem ter as mesmas oportunidades de aprender e de ser mantidas pela sociedade que o homem é o rei. Tomara que em suas previsões ele esteja certo quando diz.
“que a riqueza material perdera seu valor que determina como acontece hoje o objetivo da massa humana”.
A Sociedade da informática Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/politic/2198172-sociedade-da-inform%C3%A1tica/
Crítica escrita por:FlordaLua
Informática – Nível Médio Para Concursos
No editor de texto WORD 2007, um recurso amplamente utilizado para padronização de documentos é o estilo, que consiste em um conjunto de formatações a que se pode atribuir nome e aplicá-lo sempre que se desejar.
O atalho do teclado no Microsoft Word 2003 Ctrl + barra de espaço é usado para remover a formatação de um parágrafo ou palavra selecionada.
Nos sistemas operacionais como o Windows, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos, que são armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mídias removíveis do computador, organizados em pastas.
Descrição de um hotspot:
· Significa ponto-quente ou ponto-de-acesso;
· Rede sem fio disponível e com acesso a internet;
· Disponível para aparelhos wi-fi;
· Funciona também com cabo;
O conteúdo de mídia digital, executado à medida que é transmitido por meio da Internet para o computador do usuário, é denominado mídia de fluxo contínuo.
O arquivo de configuração existente em uma instalação de banco de dados Oracle, que corresponde à definição de arquivo de configuração contém o mapeamento entre os nomes de serviço de rede e os descritores de conexão é tnsnames.ora.
Na internet existem várias âncoras, cujas finalidade
nas páginas é serem usadas para direcionar o usuário para determinada parte da página
do site, ou de outro site;
Conceitos de utilização da Internet e correio eletrônico:
A URL digitada na barra de Endereço é usada pelos navegadores da Web (Internet Explorer, Mozilla e Google Chrome) para localizar recursos e páginas da Internet.
Download significa descarregar ou baixar; é a transferência de dados de um servidor ou computador remoto para um computador local.
Upload é a transferência de dados de um computador local para um servidor ou computador remoto.
Microsoft Office Excel 2007
No Microsoft Office Excel 2007, para calcular a média dos valores contidos no intervalo de células A1 a A4 dentro de uma planilha, é necessário utilizar a função MÉDIA com o seguinte formato: MÉDIA(A1 : A4).
A fórmula =SOMA(B2:B6) retorna a soma dos valores das células B2, B3, B4, B5 e B6.
A fórmula =SOMA(B2:B6;B8) retorna a soma dos valores das células B2, B3, B4, B5, B6, B7 e B8.
2.
A fórmula =MÉDIA(B2;B3;B4;B5;B6) retorna a média da soma dos valores das células B2, B3, B4, B5 e B6.
Fonte: http://www.concursosnobrasil.com.br
Informática – Nível Médio Para Concursos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/2411413-inform%C3%A1tica-n%C3%ADvel-m%C3%A9dio-para-concursos/
Crítica escrita por:puccinha
Se o seu filho gosta mesmo é de tecnologia, a Tybo separou algumas sugestões ideais
Os personagens do Cartoon Network marcam presençaMuitas crianças gostam de brincar com videogames, bonecos ou bonecas, jogos de tabuleiro e outros brinquedos tradicionais. Mas há aqueles que já são da geração tecnológica e querem mesmo novos gadgets.
Se o seu filho é assim, vale a pena visitar a Tybo. Além de oferecer todos os seus tradicionais serviços, como aulas sobre o funcionamento de aparelhos e vendas personalizadas, a loja separou alguns desktops que com certeza são o que você está procurando.
A marca de computadores Syntax personalizou as máquinas com os personagens “ Ben 10 ” para os meninos e “ Meninas Superpoderosas ” para as meninas. Elas têm configurações ideais para atividades escolares, além de virem com conteúdo digitalizado dos personagens como papéis de parece, ícones, proteção de tela e imagens.
Para acompanhar, mouse-pads, caixas de com e teclados são todos dos persongens. Os PCs vêm com Windows Vista Starter Edition , têm processador Intel Dual Core e gravador de CDs e DVDs.
Preço sob consulta.
Informática para a nova geração Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1784072-inform%C3%A1tica-para-nova-gera%C3%A7%C3%A3o/
Resumo escrito por:CarlosRossi
Com apenas teclados e sensores primitivos, programáveis apenas com matemática binária, tais máquinas tem permanecido em suas torres digitais. Assim como um compilador de software converte linguagens de alto nível nos bits e bytes que o computador pode entender, um compilador de silício pode desenhar um circuito capaz de funcionar o programa desejado. O processamento paralelo promete enormes aumentos ne velocidade, custo e eficiência da computação. Usando maciçamente chips adaptados para processarem a fala humana, já existentes, as máquinas podem aumentar a efetividade da computação e redução de custos. Se os automóveis tivessem sido desenvolvidos no mesmo ritmo dos computadores, hoje compraríamos um ROLLS-Royce por menos de 3 dólares, este rodaria 1.300.000 km com um litro de gasolina e seria possível estacionar meia dúzia na cabeça de um alfinete.
A Revolução da Informática, 2ª Parte Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1631926-revolu%C3%A7%C3%A3o-da-inform%C3%A1tica-2%C2%AA-parte/
Crítica escrita por:AlecCesar
O mercado de informática de passado por evoluções constates a vários anos, neste cenários de constantes mudanças quem esta se destacado e o profissionais qualificados. Foi a época de que só com um curso profissionalizante, já estava empregado o mercado mudou.
Hoje, porém, nem só o conhecimento basta aos profissionais do mercado. Este pode ser atropelado por alguns profissionais que pouco ou nada sabem, só porquê procurarão uma qualificação profissional.
A grande diferença é a experiência adquirida. Quem tem curso técnico acaba saindo na frente de muita gente que faz curso profissionalizante mas não experiência de trabalho, quer dizer, de vivência e de soluções práticas, que é justamente o objetivo dos cursos técnicos.
O usuário tem obtido cada vez mais informação atraveis de revista, livro, curso e da TV. Cabe ao profissional de informática se especializa. Hoje, entretanto, a maioria dos usuários de nivel avançados sabe fazer pequenas manutenções em seus equipamentos só recorrendo aos técnicos quando não consegue resolver o problema. E esta situação é irreversível: os sistemas ficaram amigáveis e automatizados, enquanto que cada vez mais os técnicos precisam abrir novos campos de trabalho e adquirir novos conhecimentos deixando as coisas mais simples para serem feitas pelos próprios usuários.
Claro que os valores reduziram drasticamente os lucros vindos da manutenção de informática, mas temos que levar em conta que a quantidade de cursos e de material didático aumentou bastante, porém a qualidade dos mesmos caiu absurdamente.
Com o incentivo a usuários se tornarem profissionais em informática da noite para o dia tendo como base o preço dos computadores e a facilidade da configuração dos micros de hoje em dia, me desculpem a franqueza, mas é um erro tremendo.
realmente será preciso recorrer a um profissional com experiência, e esta não se limita apenas ao aspecto técnico: é preciso também saber trabalhar, atender o cliente, fazer um orçamento justo e assim por diante, conforme citamos na referida publicação.
Imagine agora uma segunda situação: você vende softwares para automação comercial. O cliente reclama que o programa é incompleto ou que precisa de mais assistência do que o normal. Quando se foca em ganhos a tendência é considera-lo um chato, uma pessoa sem habilidade para lidar com tecnologia, e o tratamento (quando se vai resolver um problema dentro da empresa do cliente) tende a beirar a indiferença, em geral.
No mesmo caso, quando se foca em soluções, vai-se buscar meios de diminuir os problemas para o cliente, seja passando um tempo extra ensinando todos os comandos e “macetes” ao cliente, o que no final, resulta em economia de tempo e recursos (financeiros e humanos principalmente).
O futuro do Técnico de Informática Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1905260-futuro-t%C3%A9cnico-inform%C3%A1tica/
A informática como aprendizado
Resumo escrito por:Simplesmentekelly
A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto, o objetivo maior que é a aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixará de ter sentido e não serão alcançados êxitos, conforme afirma GONÇALVES (1994): a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. (p. 672) A informática educativa não pode ser compreendida de um dia para o outro, deixando claro, a importância da capacitação de professores para atender a inserção da mesma na educação. Por falta de informações adequadas, tem-se tido uma visão equivocada do papel da informática educativa. O professor precisa estar aberto às mudanças para que as atividades sejam aproveitadas em todas as disciplinas da grade curricular. Pensa-se que a “Informática na Educação” é um excelente tema para monografia, pois, proporcionará uma discussão de como a mesma tem sido vista no campo educacional e quais são os fundamentos necessários para uma boa utilização do computador em sala de aula favorecendo assim, a construção do saber de forma interativa e de acordo com os padrões de mudanças tecnológicos exigidos e vividos pela atual sociedade. É de extrema relevância enfatizar que os educadores devem estar se preparando e preparando seus alunos para que possam conhecer e enfrentar as novas exigências dessa tecnologia que tanto avança no mundo em geral.
A informática como aprendizado Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/1616219-inform%C3%A1tica-como-aprendizado/
Be a bá da informática – O que é Modem?
Resumo escrito por:CarlosRossi
É um equipamento que permite um computador se comunicar com outros por meio de linha telefônica, ou ainda cabos de comunicação.
Arqueologia – Fóssil Foi descoberto na Antártida o primeiro fóssil em bom estado de um gigantesco molusco que povoava o fundo dos mares há cerca de 350 milhões de anos.
Morcegos dançaram ... Pesquisa realizada mostrou que a troca das lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de sódio poderão matar de fome mais de 2 espécies de morcegos que se alimentam dos insetos atraídos pela luz.
Be a bá da informática – O que é Modem? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1626006-b%C3%A1-da-inform%C3%A1tica-que-%C3%A9/
O EDUCADOR DIANTE DA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
O EDUCADOR DIANTE DA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Resumo escrito por:Simplesmentekelly
A introdução da informática na educação brasileira se deu por volta da década de 70 com a redução dos custos dos microcomputadores, assim, as escolas puderam ter acesso à informática e à princípio essa inserção deu-se lentamente. Naquela época os equipamentos tecnológicos eram grandes e ainda estavam em fase de expansão no mercado mundial. (SOUZA, 1999). Com o passar dos anos, e com uma velocidade admirável, os computadores evoluíram e chegaram ao campo educacional e hoje está presente em muitas escolas. A informática tem-se adentrado na vida das pessoas e o computador, como afirma HAYDT (2001, p. 268) “...já faz parte de nossa vida cotidiana...” E pode ser utilizado para inúmeras finalidades, principalmente, no contexto escolar. O campo da informática tem crescido e expandido-se no mundo, como afirma VELOSO (1997) citado por SOUZA (1999, p 20) “Os horizontes da informática são muito amplos...” Atualmente, vive-se numa era onde à cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializações e infinitas informações. E essas mudanças mundiais influenciam também na educação. A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas. Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Segundo MEC (1998, p. 51) “A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...” Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada. (MEC, 1998) Existem justificativas para a introdução do computador no âmbito educacional que são determinadas pelo grau de utilização dessa tecnologia entre os professores. Atualmente, o uso da informática nas escolas tem sido muito discutida por estudiosos da educação. Quando se tem um acompanhamento mais individualizado, é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo. É importante buscar resultados mais satisfatórios do que os que comumente tem-se encontrado nas atividades comuns e rotineiras das salas de aula. A escola precisa garantir uma nova transformação do ensino dos dias atuais, para que se possa garantir uma pré-seleção dos programas e materiais necessários para a construção do saber. É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Não adianta adquirir equipamentos de alta tecnologia se o espaço não for apropriado e se o professor não estiver preparado para dar proporcionar aos alunos a mediação entre esse mundo informatizado. Segundo MARQUES (1999, p. 172) “Na sociedade da informação, as novas articulações (...) exigem (...) uma sala de aula constituída...” A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
É muito importante que a criança domine o aprendizado da computação, pois, em breve, a informática dominará todos os segmentos do mercado mundial, e logo, a escola também será influenciada pela evolução tecnológica. Portanto, os Projetos Políticos Pedagógicos deverão ser reformulados com base na tecnologia mundial, como afirma BRASIL (1998): É importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por (...) projeto pedagógico...(p. 80) O uso da informática deve ser visto como um recurso adicional, pois, segundo OLIVEIRA (1997:127) “...este recurso pode ser um instrumento complementar ao trabalho do professor em sala de aula.” O computador pode ser utilizado como recurso de aprendizagem no desenvolvimento de atividades na sala de aula, lembrando que o mesmo não substitui a presença do educador. Segundo OLIVEIRA (1997, p. 144) “...falta de definição do que é informática educativa faz com que haja uma compreensão equivocada...” Muitos educadores desconhecem as inúmeras formas de se utilizar o computador nas suas aulas.
O EDUCADOR DIANTE DA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/1616218-educador-diante-da-inser%C3%A7%C3%A3o-da/
Curso interativo de Informática para concursos
Resumo escrito por:optcalz
Olá Galera,
Estava navegando quando me deparei com um curso de informática, 75 vídeo-aulas completamente interativas sobre informática. Muito completo, ensina várias coisas interessantes, e essenciais, realmente fiquei afiado depois de assistir alguns vídeos. Está tudo bem explicado, tanto para usuários experientes quanto para leigos, assim sendo um curso claro e objetivo, facilitando ao máximo o seu ensino.
Também ensina sobre office 2007 e todos os seus componentes, não perca tempo, baixe e estude... bons estudos! :)
os links para conferir:
Copie e cole os links, são 2 partes.
1ª parte:
http://rapidshare.com/#!download|254tl3|3111 81230|Curso_Interativo_de_Inform_tica_para_Concursos.part1.rar|100431
2ª parte:
http://rapidshare.com/#!download|366tg|31117 6552|Curso_Interativo_de_Inform_tica_para_Concursos.part2.rar|75014
Curso interativo de Informática para concursos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/computers-and-internet/2125897-curso-interativo-inform%C3%A1tica-para-concursos/
Informática na Educação hoje
Informática na Educação hoje.
Crítica escrita por:alicemartins
A Informática pode ser um fabuloso recurso educacional. Mas, antes de mais nada é necessário partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta, como outras, para auxiliar o professor. O computador sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. As escolas que tem condições de utilizá-lo como recurso didático, necessitam ter bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma satisfatória e significativamente.
A utilização simplesmente, de qualquer software pelos alunos não significa que esteja gerando aprendizado. Fundamental é que a escola desenvolva um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus vários recursos. O aluno não pode exercer o papel de um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Aí é que entra o professor, ele deverá agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.
De nada resolve pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. É tarefa do professor instruir os seus alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Só fazendo cópias, os alunos não irão aprender. As orientações devem ser feitas no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos a partir do material pesquisado, etc.
O incentivo à criação é muito importante. O aluno não deve ficar assentado passivamente diante do computador. E, sim, utilizar as ferramentas tecnológicas como base para a sua criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
Ao utilizar os recursos de informática na sala de aula, o professor não deve transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens da educação e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Desta forma, o aluno estará se preparando melhor para o mercado de trabalho e para a vida em geral.
Informática na Educação Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/websites/2331710-inform%C3%A1tica-na-educa%C3%A7%C3%A3o/
A INFORMÁTICA COMO AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
É possível afirmar que a introdução do computador na vida do ser humano tem um significado importante e revolucionário, tão intenso como grandes descobertas foram no passado como a imprensa, o telefone, a eletricidade, o automóvel, etc.. Seu uso no processo de educação tornou-se, em todo o mundo, uma realidade sem volta em todos os níveis da educação. Os benefícios que tem trazido são muitos, que incluem desde pesquisas, resolução de dificuldades, informação, criação e aquisição de aprendizado e práticas.
É um novo caminho, o cientifico e cultural, que está apenas engatinhando e apontando para passos futuros.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2217346-inform%C3%A1tica-como-auxiliar-na-educa%C3%A7%C3%A3o/#ixzz30TNPnUCG
Tecnologia e informática do futuro
Tecnologia e informática
Resumo escrito por:KhennyaCastel
"No mundo das telecomunicações e da informática, elaboram-se novas maneiras de pensar e de conviver." Com o surgimento da informática novas maneiras de se relacionar, de estudar e de se comunicar apareceram para poder falicitar a vida da sociedade.
Somente com a fala e com a escrita podemos obter o conhecimento matemático, mas a informática surgiu para que pudesse incorporar todas as outras tecnologias.
Com a ajuda da informática podemos armazenar dados, nos comunicar, fazer simulações, gráficos, transferências de dados e muitas outras coisas na matemática.
E hoje em dia é preciso que exista informática nas escolas, pois ela é responsável pela educação e pela produção de conhecimento.
Mas existe uma grande quantidade de pessoas no mundo que são excluídas de alguma maneira desse acesso, é preciso a ampliação de ambientes de aprendizagem para que todos estejam incluídos nesta democratização, diversificando assim as outras possibilidades de conhecimento com o computador.
Tecnologia e informática Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1875288-tecnologia-inform%C3%A1tica/
O Be a bá da informática
O Be a bá da informática
Resumo escrito por:CarlosRossi
Processar significa obter resultado de informações. O sistema é constituído por entrada (IMPUT), que é a digitação dos dados, processamento (process) e a saída ( OUTPUT), a apresentação do resultado em vídeo, impressora etc. Quanto a classe, podem ser : supercomputador» utilizados em universidades, empresas do governo, tem memória acima de 200 megabytes e capacidade de processamento maior que 300 Mips e sempre aumentado.
Minicomputadores» Similar ao anterior, com capacidade menor em Mips.» Micro ou Pcs, pode armazenar até 120 gigabytes e sempre aumentando. O processamento pode chegar a 60 MIPS e com aplicação cada vez maior. Há 2 tipos de memória: Rom, interna, não manipulável e Ram externa, manipulável mas que se apaga ao desligar o computador.
Mega Byte -Be a bá da informática Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1631927-mega-byte-b%C3%A1-da-inform%C3%A1tica/
O Computador do Futuro
O Computador do Futuro
Resumo escrito por:CarlosRossi
Talvez daqui a pouco tempo, alguém sentado diante de um computador, conversando com ele possa pedir que execute tarefas. O usuário raras vezes precisará de teclado. Tal computador poderá dar respostas escritas, faladas ou imagens. Na tela, a solução de um problema poderá conter textos gráficos coloridos. O computador de Quinta geração terá linguagem natural, processamento paralelo, inteligência artificial e reconhecimento de imagens. A palavra inteligência deriva do latim, legere, que significa colher, coletar, montar. Tal feito só será possível com mudança radical nos software. Linguagens que ensinam o computador a trabalhar, também conhecidos como programas. O esforço para isso começou em 1965 num trabalho de parceria entre cientistas. Para tanto foram aprender com os neurologistas que estudam o funcionamento do cérebro humano , a função chave do raciocínio: A analogia, que nada mais é que a busca da semelhança entre duas coisas diferentes.
Não basta que a máquina simplesmente fale algumas palavras isoladamente, ou entenda alguns sons. É preciso entender o sentido das expressões e dialogar com o homem. O primeiro passo é a sintetização de voz por meio de circuitos integrados. O outro é o reconhecimento e a decodificação dos sons e palavras. Mas isso ainda é pouco. A máquina encontra ainda muitos obstáculos nos problemas de semântica como na linguagem figurada, nas expressões idiomáticas e na própria variação do ritmo e pronúncia das frases.
Mega Arquivo- Mega Byte ( informática) Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/1621663-mega-arquivo-mega-byte-inform%C3%A1tica/
Noções de Informática: Windows XP para Concurso Público
Noções de Informática: Windows XP para Concurso Público
Crítica escrita por:FlordaLua
Noções de Informática: Windows XP para Concurso Público
O Windows XP tem uma tela inicial, como um nome especifico e uma barra onde os programas que foram abertos ficam minimizados. Essa tela inicial do Windows XP chama-se Desktop e possui uma barra, chamada barra de tarefas, onde localiza-se o botão iniciar.
No Windows XP, o botão direito do mouse tem como principal função dar acesso ao menu de atalhos.
O comando de teclas ALT + TAB, permite alternar entre os programas abertos, mostrando ícones dos programas em uma janela do meio da tela. É a forma mais rápida de alternar entre as janelas dos aplicativos abertas.
O comando de teclas ALT + ESC permite alternar entre os programas abertos, mostrando a tela dos programas maximizada na tela.
O comando ALT + F4 permite fechar as telas abertas.
No Windows Explorer do Windows XP, ao conectar um pen-drive para cópia de arquivos que já estão selecionados no pen-drive para a pasta Meus documentos do disco C, deve arrastar com o botão esquerdo do mouse até a pasta C:\Meus documentos. É a maneira mais rápida de copiar os arquivos do pen-drive para a pasta Meus documentos.
Outra opção é arrastar com o botão direito do mouse até a pasta C:\Meus documentos, no final do arrasto abrirá um menu de atalho, onde o usuário deverá fazer a confirmação da cópia.
Função do menu Executar do menu na barra de tarefas do Windows XP: executar comandos, arquivos, programas, abrir pastas ou sites da internet. Clicando no menu iniciar / executar, é possível abrir uma janela com uma linha de comando, onde é possível digitar o nome do comando, arquivo, programa, pasta ou site da internet.
Fonte: Jornal Folha Dirigida – Área Jurídica / 22 a 28 de maio de 2013
Noções de Informática: Windows XP para Concurso Público Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/2411419-no%C3%A7%C3%B5es-inform%C3%A1tica-windows-xp-para/
Informática para Concurso Público 2014

Informática para Concurso Público 2014
Crítica escrita por:FlordaLua
Informática para Concurso Público: Organização de Pastas, Arquivos & Correio Eletrônico
Com relação ao manuseio de pastas e arquivos no Windows Explorer, quando uma pasta exibe a figura de uma mão abaixo do seu ícone padrão, significa que seus dados podem ser compartilhados com outros usuários.
No Windows Explorer, para se copiar um arquivo de uma pasta para outra, dentro da mesma unidade (drive), pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino, mantendo pressionada a tecla Ctrl.
No Windows 7, o Windows Explorer possui como alguns modos de exibição os itens abaixo:
· Ícones grandes;
· Ícones médios;
· Ícones extra grandes;
· Lado a lado;
· Conteúdo.
O relógio da barra de tarefas do Windows 7, fica localizado na área de trabalho ou Desktop (nome da tela inicial do Windows, onde ficam os ícones e a barra de tarefas, barra de inicialização rápida – é uma área ao lado do botão iniciar onde se localizam os botões de inicialização rápida.
Um ambiente de correio eletrônico tradicional não oferece grande segurança, visto que o conteúdo de mensagens pode ser obtido através da captura de pacotes no meio físico. Os e-mails podem ser capturados com facilidade por meio de ‘Sniffers’.
A troca de mensagens entre dois usuários do correio eletrônico exige a utilizacao de aplicativos cliente e de email e protocolos de comunicação. Ao enviar uma mensagem o correio eletrônico utilizará um aplicativo cliente de email e o protocolo SMTP para depositá-la no servidor e email do destinatário. A transferência de mensagens recebidas entre o servidor e o cliente de email requer a utilização de outros programas, como o protocolo IMAP.
Fonte: Jornal Folha Dirigida – Área Jurídica / 22 a 28 de maio de 2013
Informática para Concurso Público Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/2411060-inform%C3%A1tica-para-concurso-p%C3%BAblico/
Informática para Concurso Público: Excel, Internet & Intranet
Informática para Concurso Público: Excel, Internet & Intranet
Crítica escrita por:FlordaLua
Informática para Concurso Público: Excel, Internet & Intranet
Internet & Intranet:
A fim de atribuir níveis de segurança a zonas da internet, tais como intranet local e sites restritos, é preciso que antes o Internet Explorer, versão 6 seja configurado para isso. Para fazer essa configuração basta acessar a janela ‘Segurança’ dentro das ‘opções da internet’ no ‘menu ferramentas.’
Em uma rede de servidores, as regras e convenções utilizadas na ‘conversação’ entre computadores são os protocolos.
Alguns Conceitos:
· Internet: função de acesso e exibição de paginas;
· Internet Explorer: rede universal de tecnologia web;
· e-mail: mensagem eletrônica;
· intranet: rede de tecnologia web, restrita ao âmbito de uma empresa ou órgão.
A função ‘Ctrl + F’ é usada para localizar uma palavra ou um texto em uma pagina aberta no Internet Explorer.
No serviço de correio eletrônico utilizando o MS-Outlook Express, a entrega de mensagens é realizada pelo protocolo POP3 ou POP.
Um firewall tradicional permite realizar filtragem de serviços e impor políticas de segurança.
O Trojan Horse (cavalo de tróia) é um programa malicioso que uma vez instalado no computador permite a abertura de portas possibilitando a obtenção de informações não autorizadas.
O Microsoft Excel, em sua forma padrão:
Cria uma nova pasta de trabalho com tres planilhas;
Permite remover planilhas da pasta de trabalho;
Permite incluir novas planilhas na pasta de trabalho.
O Microsoft Excel apresenta uma serie de funções predefinidas, onde genericamente uma função consiste em uma serie de operações matemáticas que agem sobre valores fornecidos pelo usuário. Para utilizar uma função, num determinado conjunto de células são utilizados os seguintes comandos: ‘inserir – função – Escolher a função desejada – Especificar as células que farão parte do calculo.’
No MS Excel 2000, uma célula selecionada normalmente será preenchida, ao clicar o botão ‘Autosoma’, com uma formula no formato: SOMA(célula_m ; Célula_n). por padrão, o comando AUTOSOMA cria uma função SOMA (mas também pode criar outras), apontando para um intervalo (com dois pontos : ), no formato: SOMA(B1:B10).
Quando uma formula é movida de célula no Microsoft Excel não ocorre alteração da formula, apenas muda de posição.
Fonte: Jornal Folha Dirigida – Área Jurídica / 22 a 28 de maio de 2013
Informática para Concurso Público: Excel, Internet & Intranet Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/2411059-inform%C3%A1tica-para-concurso-p%C3%BAblico-excel/
Informática - Mais um espião no seu PC
Resumo escrito por:CarlosRossi
Informática - Mais um espião no seu PC
Um programa de computador registra tudo o que você faz e quanto tempo gastou em cada atividade. Depois transmite todas as informações a uma empresa que analisa seu comportamento e classifica de acordo com algum rótulo. Embora soe ameaçador, isso é real. Essa invasão de privacidade é a nova ameaça da Internet. Tal empresa tem como principal cliente o provedor Velox, serviço oferecido pela Oi. Desde 2002 a tecnologia foi criada e tem causado controvérsia intenacional e preocupado grupos ligados aos direitos civis na Intrenet. O Brasil está recebendo um programa espião rejeitado em outros países.
O histórico da empresa Phorn é sombrio, fundada em 2002 com o nome de 121Média, seu primeiro produto foi um spyware. E ela não é a única que rastreia hábitos do internauta para alocar publicidade. Grandes sites como o Google tentam adivinhar o gosto do usuário pelo que ele digita. Há um projeto de lei no Congresso onde um dos parágrafos diz que o provedor fica impedido de monitorar, filtra, analisar ou fiscalizar conteúdos dos pacotes de dados, salvo para a administração técnica de tráfego.
Informática - Mais um espião no seu PC Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/entertainment/2017317-inform%C3%A1tica-mais-um-espi%C3%A3o-seu/
Mega Arquivo de informática
Megabyte ( Mega Arquivo de informática)
Resumo escrito por:CarlosRossi
Megabyte – Cidade informatizada
Em Paris, um conjunto de poderosos computadores, projetados em 1982, indicam o melhor itinerário. Munido de uma tela e um teclado no qual escreve o local procurando, a máquina escreve no final da operação, um bilhete com as informações desejadas.
Para um endereço próximo o computador responde: " vá a pé, você levará 5 minutos." Foi projetado para calcular o tempo em 6 períodos do dia. A máquina leva em conta a velocidade dos ônibus e sua freqüência diferente nos dias úteis, fins de semana e feriados. Com o gráfico de barras, o computador pode preencher o cheque para o cliente, e cada mercadoria computada é abatida simultaneamente do controle de estoque. Quando atinge um limite mínimo, faz com que o computador central emita um pedido de compra. Também não é visível aos clientes. A mera atividade de procurar um livro em Paris, já exigia na década de 1980, contato direto com computadores.
Megabyte ( Mega Arquivo, seção de informática) Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/1622611-megabyte-mega-arquivo-se%C3%A7%C3%A3o-inform%C3%A1tica/
Gênios da Informática
Gênios da Informática
Crítica escrita por:CarlosRossi
Gênios da Informática
Feynman, do Instituto de tecnologia da Califórnia foi um dos maiores gênios do século 20, ganhando o Nobel em 1965. Morreu em 1988 aos 69 anos. Em 1944, descreveu os princípios físicos dos computadores quânticos. Embora não tenha enxergado todos os problemas conceituais que poderiam ter, indicou a direção certa para pesquisadores do futuro.
David Deutsch, da Universidade de Oxford na Inglaterra, em 1985 imaginou uma arquitetura notável para fazer cálculos em quantidade ilimitada e em altíssima velocidade.
Jeff Kimble, do Instituto de tecnologia da Califórnia, conseguiu construir um transistor em escala atômica utilizando partículas de luz, chamadas fótons.
Ele mostrou que a rotação dos fótons pode ser usada como um símbolo.
Peter Shor, da AT&T Bell, idealizou em 1994, o primeiro programa chamado algoritmo de Shor, que poderia rodar num computador quântico, se este já estivesse disponível. O software quebraria em segundos a mais secreta das senhas criadas para proteger redes de computadores.
Gênios da Informática Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1862642-g%C3%AAnios-da-inform%C3%A1tica/











